Meditação

Meditação activa são técnicas de meditação que incluem movimento e expressão. Dançar, pular, chacoalhar, marchar, são só algumas das possibilidades de movimento que estão presentes na meditação activa. De uma forma mais ou menos activa, todas elas movem a energia corporal para depois sentar em silêncio. Tem sido muito eficientes tanto para ajudar a quem “Não consegue meditar”, como para iniciantes que nunca praticaram meditação.

As técnicas de meditação activa são simples e eficientes.

Exemplos

Quando você está com raiva de alguém não vai conseguir sentar em silêncio. Vai sentar e ficar remoendo a raiva, revendo e revivendo a situação com a pessoa dentro da sua cabeça, alimentando a emoção. Se, por outro lado, expressa essa raiva, a própria emoção pode levar ao silêncio.

Se você está muito tenso de um dia de trabalho, vai sentar e o corpo vai doer. Já se chacoalhar antes ou dançar, teu corpo relaxa e abre a possibilidade de entrar na dimensão da meditação. As técnicas de meditação activa são muito simples, e assim mesmo muito eficientes, pois foram criadas para as situações do homem contemporâneo.

Por que meditações ativas?

As meditações activas fortalecem, energizam e são antidepressivas. O estresse acumulado no corpo/mente torna difícil atingir o estado meditativo. Para poder acessa-lo, precisamos liberar nossas tensões acumuladas, geralmente crónicas, instaladas no corpo.

As meditações activas foram projectadas para nos capacitar a expressar conscientemente nossos sentimentos reprimidos e, a partir daí, entrar num estado meditativo que possibilita a observação e a consequente mudança de nossos padrões habituais.

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