O corpo tem uma coisa maravilhosa: sabedoria intrinseca. Respiramos, o coração bate e muitas outras atividades acontecem no nosso corpo que espontaneamente procura a vida, mantendo o sistema em equilíbrio. As trocas bioquímicas entre os diferentes sistemas que o compõe ocorrem sem que para isso nenhum de nós tenha de pensar ou sequer saber a respeito.

A mente também é parte desta equação complexa que é o corpo humano. É no corpo que a qualidade dos pensamentos se expressa e fá-lo através da postura, vitalidade, tónus, alegria. Entre o sistema corpo e o sistema mente, caracterizado pela personalidade, ocorrem um conjunto de intercâmbios que se influenciam e manifestam mutuamente. Ou seja, a qualidade do que pensamos e sentimos expressa-se no comportamento e no corpo.

O corpo sente, aprende, condiciona-se ou expande, limita-se ou expressa-se consoante a aprendizagem e a personalidade. Esta é desenvolvida a partir de crenças que influenciam atitudes, comportamentos, escolhas, posturas, e até formas corporais.

A psicoterapia corporal aborda as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo, e do corpo sobre a mente, de uma forma integrativa. Durante as sessões, a combinação do movimento corporal com a respiração vai potenciar a consciência sobre as emoções gravadas na musculatura (não processadas). Uma vez expressas, chegará uma nova informação ao cérebro, será melhorada a qualidade do que pensamos e alterado o comportamento.

O que afeta a mente afeta o corpo e vice-versa. Ou seja, as defesas psicológicas para lidar com a dor e com o estresse estão ancoradas no corpo. Por isso, o terapeuta ouve a história que a pessoa conhece, e consegue contar, e deduz – baseado na leitura corporal – a história que ela ainda não conhece mas que o corpo mostra.

O objectivo primário da psicoterapia corpoal é ajudar cada pessoa a retomar a sua natureza primária, que constritui a sua condição de SER Livre, Gracioso e Belo, atributos naturais de qualquer organismo animal.

Liberdade: Ausência de qualquer restrição ao fluxo de sentimentos e sensações;

Graça: Expressão desse fluxo em movimento;

Beleza: Manifestação da harmonia interna que esse mesmo fluir provoca

Na prática, a psicoterapia corporal promove mais energia, mais vitalidade para sonhar, concretizar, realizar. Mais liberdade, mais responsabilidade, mais auto-estima, mais auto amor.

Share This