Bioenergética

Bio significa vida. Bioenergética é energia da vida. Para ser mais simples, qual é a primeira coisa que fazemos ao nascer? Respirar. Um bebé tem que respirar e assim todo o seu sistema começa a funcionar. Quando para de respirar, o que acontece? Morre. Respirar é a coisa mais fundamental para todos nós.

Cada emoção que sentimos tem um reflexo diferente na nossa respiração.

Cada emoção que sentimos tem um reflexo diferente na nossa respiração. Quando está triste, deprimido, a sua respiração é curta, diminuta. Quando está a fazer amor, a sua respiração é abundante e profunda. Quando está com raiva, ela é rápida, ofegante. Quando está com medo, a sua respiração quase paralisa. Cada vez que nós queremos/precisamos evitar ou apenas diminuir a intensidade de um sentimento, a nossa respiração encurta e o nosso corpo cria uma tensão. Por outro lado, todas as vezes que nos permitimos expressar um sentimento, acontece exactamente o contrário: a nossa musculatura expande-se e a respiração amplia-se, resultando numa sensação de alívio.

A respiração é o regulador básico de tudo o que se passa connosco. Depende dela termos mais ou menos energia para a vida. E ela está extremamente vinculada com a nossa musculatura. Ambas trabalham em conjunto, comandadas pelo sistema emocional. Veja bem, não é pelo nosso intelecto. Não pensamos o tempo inteiro: “agora vou respirar mais e agora menos”, ou “agora vou-me contrair mais ou menos”. A resposta imediata que vem ao nosso corpo reflecte cada emoção, seja ela natural ou programada.

A bioenergética é um processo para aqueles que
realmente querem transformar a sua vida.

É mais fácil entender isto se observar uma criança pequena. Deixe-a deitada, sem roupa. A sua respiração vai até o genital e tem um ritmo suave e profundo. Entretanto, desde pequenos usamos o nosso corpo para conter sentimentos. “Estou com raiva porque a mamã não me deixa brincar na rua.” A criança sabe que, se expressar essa raiva, vai ser reprimida e até punida. Por isso, aprende a disfarçar o seu sentimento e a manipular para conseguir o que quer. Quantas vezes na nossa infância tivemos que esconder o que sentíamos para não sermos punidos? Pouco a pouco, a nossa respiração foi se restringindo. E, com o passar do tempo, o corpo ficou programado para responder automaticamente a situações semelhantes no presente e reforçar esse programa.

Agora, no mundo adulto, em muitos momentos não conseguimos expressar-nos de uma maneira espontânea, mesmo quando intelectualmente sabemos o que devemos fazer. Mesmo na expressão de alegria e prazer existe essa contenção. Porque muitas vezes os pais, ao verem a criança expressar alegria, acham que ela fez algo errado. Agora, imagine só como isso se reflete nas questões do amor e do sexo. Quantos bloqueios acontecem? Seria muito bom se se desse conta de como a nossa vida está limitada. Toda a timidez, falta de poder pessoal, de sensualidade, de prazer sexual, de amorosidade, de espontaneidade, estão diretamente vinculados com esse sistema auto- repressor.

A Bioenergética, através de vários tipos de exercícios em partes diferentes do corpo, visa desprogramar esse sistema fazendo com que os seus sentimentos voltem a fluir livremente e, assim, possa parar de responder como criança ao mundo adulto. Afinal, agora é responsável por criar a vida que quer para si mesmo. O resultado é que cada vez mais vai conseguir expressar os seus sentimentos, dar importância para a sua qualidade de vida, ficar mais sensível, ter mais clareza e coragem para buscar o que precisa e quer e não aquilo que os outros esperam de si. A bioenergética é um processo para aqueles que realmente querem transformar a sua vida.

Para mais informações

Contacte-nos
Share This